Pular para o conteúdo principal

Tudo na vida tem solução,depende somente do nosso modo de sentir e agir.





As dificuldades que a vida nos impõe e os desenganos pressupõem prova de experimentação para a nossa capacidade de resistência sentimental.
É na hora crucial do infortúnio,no dia aflitivo da dor,no tempo amargurado das desilusões que se conhece a fortaleza de ânimo de cada um.Há quem consegue vencer os problemas através da coragem,principalmente da fé.Há quem se rebela contra as vicissitudes adversas,mas inutilmente porque a rebeldia não afugenta o sofrimento.
A vida vale pelo constante aprendizado em que os caracteres se apuram e depuram na forja candente da provação para melhor aproveitamento espiritual.As atribulações passam,mas fica a lição.É importante,portanto,contornarmos as dificuldades,fugindo de atormentações maiores,se possível e,quando não,saibamos enfrentá-las com intrepidez tal como os capitães experientes arrostam bravamente as procelas para salvar as suas naus em perigo.
As atitudes corajosas preparam o caminho para o entendimento da dor,que precisa ser compreendida e num certo modo de dizer até mesmo digerida,isto é,refletida,examinada,avaliada.Isso ajuda a suportar a adversidade e os obstáculos em nossos dias.
É importante que nos mostremos destemidos,mas prudentes em todas as críticas situações.É preciso saber sofrer com superior serenidade para poder gozar de serena conformidade. Dentre as tantas máximas de vida que usa minha grande mestra e mãe esta é uma delas:"Tudo na vida tem solução,depende somente do nosso modo de sentir e agir."
Vez por outra cá estou a citar o exemplo desta que para mim é mesmo uma grande mulher. Só pra contar assim por alto recentes experiências vivídas intensamente junto dela aqui na minha terra natal:
Há poucas semanas foi submetida a uma delicada cirurgia,não programada,enfrentando todo o processo de pré e pós operatórios com muita determinação,confiança na competência do trabalho dos profissionais que a seguem mas,sobretudo submissão,ou melhor,aceitação diante dos desígnios do Pai Celeste e afirmo não somente neste mas em todos os períodos de sua vida.É para mim grande referencial de perseverança e muita fé! 
Refletindo sozinha acabo me perguntando se no seu lugar teria tomado as mesmas decisões com a mesma bravura e sensatez...  
Certo é que todos nós se nos olharmos em torno encontraremos seres humanos que com seu exemplo demonstram o quanto a pressa é má conselheira, que atos de represália só acirram ódios,meios violentos não resolvem os problemas,qualquer vingança é contraproducente,reclamação não adianta.O tempo,a reflexão,a prudência,correta informação a favor das melhores ações são de fato instrumentos valiosos com os quais nos devemos defender,quando dos dias maus.
"A riqueza,o poder e a adversidade definem o homem"- diz um provérbio árabe.Só o homem evolvido,senhor de si,cristianizado,sabe portar-se na riqueza, controlar-se no poder, suportar e superar dignamente a adversidade.
Dificuldades cessam se não mudam com o tempo.A adversidade serve de aprendizado com os anos.Quem souber compreender os desafios e a adversidade cabe o prêmio de viver bem consigo mesmo.
Assim sendo prossigamos, acreditando que jamais estamos sozinhos nas horas difíceis  e que é possível sim lutar e a sofrer até alcançar a vitória,procurando sempre eternizar os momentos vivídos com aqueles que queremos bem,sendo gratos de todo nosso coração por tudo aquilo que passamos. 
                                      
                                                              Abraço fraterno da terra do sol! 

Comentários

✿ chica disse…
Bergilde, que lindos ensinamentos aqui! E tu estás no Brasil com tua mãe?

Ela te criou, educou e deixou um belo legado. Valem os seus ensinamentos! Daqui fico torcendo pra que ela já esteja bem, em franca recuperação ! Tudo de bom pra vocês e saber aceitar e enfrentar as pedrinhas que aparecem na vida é um grande aprendizado! beijos,tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudo de bom,chica
Já faz muito tempo que lhe perdi a sombra e o rasto.
Gosto destes temas que nos fazem pensar na vida e na direcção que lhe devemos dar.
Para vencer os obstáculos é preciso lutar. Desistir nunca.

«dos fracos não reza a história»
Tucha disse…
Nos momentos difíceis sofremos, mas aprendemos muito, cultivando nossa fé, nossa esperança, exercitando nosso amor e nossa compaixão. Um forte abraço pra sua família neste momento, que a graça divina os fortaleça e ampare.
Mona Lisa disse…
Também uso essa máxima, apenas com uma diferença:

Tudo na vida tem solução,depende somente do nosso modo de sentir e agir.Só para a morte não a temos!

A tua mãe é uma mulher forte e de fé. Torço para que ela vença este obstáculo que surgiu na sua caminhada da vida.

Beijinhos.
Mariazita disse…
Olá, amiga
Não sabia que já tinha regressado... ao blog, claro! :) - parece-me que se encontra no Brasil, certo?
Preciso urgentemente actualizar o meu blog, que está numa grande bagunça.

Gostei muito do seu texto, o que não constitui novidade... :)
Há momentos na vida que custam MUITO a suportar - você sabe que fez dois anos que passei por uma situação muito dolorosa.
Toda a gente me dizia - tu és forte, vais ultrapassar. Mas digo-lhe, tem sido muito difícil! Agora já começo a encontrar conformação - mas no início sentia muita revolta. Que nada adiantou, é claro!
Mas basta de falar de mim.

Desejo melhoras rápidas de sua mãe, e que tudo esteja bem com a restante família.

Beijinhos
Querida amiga

Diante da brevidade
da vida,
o sofrimento é
para mim um desperdício
de alegria.
Porém, é este sofrimento
que nos faz desejar
e lutar por esta
mesma alegria.

Há quem acredite
que felicidade
vem por acaso.

Mas felicidade
é um compromisso
com a vida,
com os outros,
e com nós mesmos.

Por isso faça e seja feliz.
Que este seja o seu compromisso fiel.
Luma Rosa disse…
Oi, Bergilde!
Sabe beber da fonte de sabedoria de sua mãe e isso já demonstra sensatez. Nunca estamos preparados para enfrentar um problema, até que ele se apresente, então, não vamos sofrer antes da hora.
Melhoras para a sua mami e boa estadia por aqui!!
:)
Beijus,
Nesta madrugada voltei a reler este apontamento. É preciso ler mais devagar como um caminhante sedento junto de uma nascente de água fresca
Avida é mestra e ensina-nos muitas coisas boas.Precisamos de FÉ e de coragem para aceitar as perdas e agradecer as coisas boas que nos deixam felizes e mais fortalecidos para continuarmos a viagem dos dias.
Um beijo muito grande aos seus meninos que nos habituou a amar como nossos.
Bergilde tem toda razão, nos momentos mais difíceis é exatamente a fé que nos dá força e encoraja nos dando a certeza de um amanhã melhor, nada de culparmos este ou aquele, não, a lição é nossa e se não nos revoltarmos, aceitar os fatos e a partir daí sairmos para a luta com certeza venceremos os obstáculos e um amanhã melhor com paz surgirá, amiga e tua mamãe está melhor? Beijos Luconi
Pérola disse…
Uma mensagem muito otimista.
Que linda!

Beijinhos
Vim matar a saudade, tudo bem por aí? bjos Luconi
Mariazita disse…
Olá, Bergilde
Passei para ver se havia novidades... mas não há nada de novo.
Espero que não tenha havido complicações com a saúde de sua mãe...

Deixo beijinhos para todos.
✿ chica disse…
Bergilde ,adorei te ver por lá! Como estão as férias? Aproveitando bem o calorzinho?Os pais? Um beijo praiano, também estou na praia, não aí.Minha filha está em Fortaleza,adorando!!

chica
Boa noite Bergilde!
A vida nos traz tantos desafios a desvendar a enfrentar e a suportar, para que possamos seguir em frente sem receio, porque a nossa fé nos sustenta! Uma linda semana para você!
abraço amigo
Maria Alice!
Carmem Grinheiro disse…
Bom dia Bergilde,
a vida, por si só, é um desafio.
Há que aprender-lhe as voltas.
bjo amigo