Pular para o conteúdo principal

Rir é de graça e faz bem

Pesquisas científicas em todo o mundo garantem os benefícios do riso para a saúde humana.Embora já soubéssemos há muito tempo que rir faz bem,melhora o nosso humor,é contagioso e pode iluminar até os dias mais duros e escuros da nossa existência parece que com as contraditórias necessidades de bem-estar que  impõe a modernidade  seja necessária uma retomada de força de vontade para buscar prazer e alegria nas coisas mais simples da vida como a de dar uma bela risada.Aí se manifestam os estudiosos do corpo e da mente para nos fazerem notar que o sorriso pode significar uma espécie de panaceia para a saúde humana:diminui a insônia e o stress,estimula as defesas imunitárias,melhora as condições de funcionamento de órgãos vitais como coração,fígado e pulmões porque produz adrenalina e endorfinas.
Contudo,com essa crise econômica que aí está temos  pouco para nos sentirmos contentes e poderíamos recorrer a vários ditos a esse respeito.Citando alguns exemplos: 
-"Rir de tudo é coisa dos tontos, mas não rir de nada é coisa dos estúpidos".Erasmo de Rotterdam
-"Quando rio tenho 25 anos,quando estou triste 60".-Victor Hugo
-"Um dia sem rir é um dia desperdiçado".Charles Chaplin
-"Deixe-me ir, preciso andar, vou por aí a procurar rir pra não chorar."Cartola
-"Permita-se rir e conhecer outros corações. Aprenda a viver, aprenda a amar as pessoas com solidariedade, aprenda a fazer coisas boas, aprenda a ajudar os outros, aprenda a viver sua própria vida.”Mario Quintana
***
-“Um coração alegre faz tão bem quanto o remédio, mais uma alma abatida seca os ossos.” Bíblia: Provérbios 17:22 Porque exceto nas situações de verdadeira tragédia uma boa risada alivia o espírito da gente e nos estimula a prosseguir em frente pelos nossos caminhos.Não sendo necessário nenhum curso universitário ou leitura científica para perceber a importância de um sorriso.Se conseguirmos 'levantar,sacudir a poeira e dar a volta por cima' de tudo aquilo que nos enferruja,que nos deixa para baixo,encontraremos dentro de nós aquela alegria e satisfação que por alguma razão tenhamos esquecído!

Comentários

✿ chica disse…
É bem verdade isso.Precisamos desopilar e rir,quando for verdadeiramente, faz bem.Sem forçar!! beijos,tudo de bom,linda semana,chica
Mona Lisa disse…
Apesar dos momentos de incerteza em que vivemos, não podemos fazer como a avestruz (meter a cabeça no chão)!
Há que enfrentar a vida e sorrir!

Beijos.
Anne Lieri disse…
Bergilde,quando venho aqui tenho que compartilhar!Uma cronica perfeita sobre os beneficios do bom humor em nossas vidas!bjs e boa semana!
EDER RIBEIRO disse…
Bergilde, muito da felicidade da criança advém dessa leveza q é própria da criança, não é à toa que a maioria vive sempre rindo. Bjos e uma semana de riso.
ValériaC disse…
Bergilde minha querida, acho que sorrir é uma benção, que traz inúmeros benefícios para quem sorri e para quem recebe o sorriso.E que bom, é de graça!!! Todos podemos sorrir...faz bem!
Boa semana, beijos e sorrisos pra ti, amiga,
Valéria
Edna Lima disse…
Bem.Rir é o melhor remédio sempre.
Parabéns pelos belos posts que escreve.
Beijos. Edna
Há muito tempo não vinha aqui, aliás, não ia a lado nenhum; como deves ter sabido, estive com os meus pais cá( eles moram no Brasil, durante 40 dias; junto veio um casal amigo e, claro, andei bastante ocupada, pois quis mostrar alguma coisa do meu país a esses amigos. Aos poucos vou voltando às minhas visitas. É muito umportante rir, ttodos temos consciência disso, mas, como bem dizes, com toda essa crise a vontade de rir vai desaparecendo. O Povo português anda tão desalentado que até se esquece de olhar para as coisas boas que, apesar de tudo, continuam a ser feitas, tanto aqui quanto no mundo inteiro. Foi para ver se começamos a olhar para esse mindo fantástico, que uma blogueira resolveu criar um blog onse só se publicam coisas boas e positivas do nosso Portugaç Aceitei o convite e estou a colaborar nele; de facto, temos de aprender a olhar para o que acontece de bom e esquecer a maldita crise; isso tem de ser feito por cada um de nós, porque se estivermos à espera que os meios de comunicação o façam, estamos perdidos, pois, de manhã até à noite o tema
e sempre o mesmo. Convido-te, então, amiga, a visitares esse blog e verás que, apesar dos pesares, vale a pena colocar nos lábios um sorriso bem bonito a cada manhã. O blog é Reinventar um Portugal mais risonho. Espero que gostes. Um beijinho e fica bem...sempre com um belo sorriso.
Emília
Georgia Aegerter disse…
Bergilde, além do que o sorriso deixa o rosto iluminado, bonito e jovem, é contra rugas, ahahahh

Muita gente anda doente porque nao sorri mais, esqueceu como é que se faz isso.

Uma vez li um depoimento de uma mulher com cancer onde ela diz que ficou curada da doenca assistindo somente filmes que a faziam rir. Ela disse que durante 3 meses só fez isso e o médico constatou que ela estava curada.

Um grande beijo querida, e uma linda semana pra vcs.
BOM DIA !!

VENHO POR MEIO DESTA LHE CONVIDAR A CONHECER MINHA PAGINA , http://brechodosul.com.br, SERÁ UMA HONRA TER VOCÊ COMO SEGUIDORA E LINKARMOS SE VOCÊ QUISER , ESTA DE PARABÉNS LINDA PAGINA , DESCULPA A LETRA GRANDE MAIS SOU DEFICIENTE OK!!
SE QUISER VOTAR NO G+1 E NO TOP BLOG 2012 NO MEU BLOG AGRADEÇO

OBRIGADA

MARCIA REGINA
Élys disse…
Acredito plenamente na força de um sorriso, Faz bem a quem sorrir e a quem recebe o sorriso.
Um abraço,
Élys.
Tucha disse…

Belo texto, um sorriso aproxima as pessoas. Lembrei o verso de Vinícius:´"é melhor ser alegre que ser triste, alegria é a melhor coisa que existe, é assim como luz no coração."
Luís Coelho disse…
Bom dia
Já todos sabemos que rir faz bem à saúde.
Por alguma razão os enfermeiros e os médicos mantêm um sorriso amável e reconfortante para que o doente tenha esperança de cura.

Um sorriso fará bem a todas as pessoas, mas o melhor dos sorrisos deixa muito mais benefícios naqueles que o oferecem a troco de nada. Gratuitamente.

Aquele que sabe sorrir ajuda os outros a sorrir ajudando-se a si a ser uma pessoa com um astral mais positivo.
shan-Tinha disse…
bom dia Bergilde!!!
o sorriso faz parte das atitudes positivas da vida e é muito bom mesmo quando rimos e sorrimos!
bj e Parabéns por essa nova casa!
Querida amiga

O sorriso
é a chave
da porta
do coração...

Que haja sempre um sonho
a te habitar o entardecer do dia.

Aluísio Cavalcante Jr.
Boa noite,Querida Poetisa!

Vim abraça-la e desjar um belo final de semana.
Sinval
Mariazita disse…
Rir faz bem à saúde - diz o povo. E o que diz o povo é verdade, sempre ouvi dizer.
Infelizmente, cada dia são menos os motivos para rir, ou sorrir.
Contudo, andar de "cara amarrada" nada resolve, entristece-nos, a nós próprios e a quem nos rodeia, porque - lá vem de novo o povo a falar! - tristezas não pagam dívidas.
Por isso o melhor é mesmo pôr um sorriso no rosto, mesmo que seja triste, até porque...
" Mais triste do que um sorriso triste, é a tristeza de são saber sorrir".

Um fim de semana risonho para si e todos os seus.
Beijinhos