Pular para o conteúdo principal

O Poder e sua sedução

"De todas as paixões que agitam a sociedade, a mais funesta
 e sanguinária é a ambição do poder. "
Gonçalves  Magalhães
Refletindo sobre o momento político em que o país onde vivo está passando surge em minha mente uma ponderação  mais abrangente e dialética acerca da sedução que esse  poder exerce nas pessoas.
Assim, percebo o poder como árduo e sedutor
Governo,autoridade,força,domínio-nas mãos de quem governa,e em meio a tudo isso surgem lutas,sofrimentos,incompreensões,calúnias,traições,que exigem boa tática,reflexão madura e sábia prudência. 
Raros são aqueles que,no exercício do poder,não se desmandam em atitudes censuráveis e,não se tornam corruptos,arbitrários,esquecídos de deveres e promessas feitas em campanhas eleitorais.
O poder atrai o fascínio das massas,desperta a ambição da classe aristocrática,provoca a perfídia dos difamadores,interesse dos arrivistas,estimula a revolta dos prejudicados,e também assusta os fracos,atemoriza os tímidos,afugenta os indecisos,os covardes.Sobrevivem nessa esfera apenas os mais fortes,renhidos nas lutas necessárias.
O poder envaidece quem governa,induzindo ao abuso de autoridade,'excesso de poder',encobrindo tanta improbidade.Talvez por isso é que diz o provérbio popular-" Se queres conhecer o vilão, mete-lhe a vara na mão".
Entretanto,o poder implica dever que, nas mãos de incompetentes,constitui grande mal à coletividade,nas dos inescrupulosos,desmoronamento administrativo,nas de políticos revoltosos,perturbação e insegurança do bem comum,nas dos ditadores,menosprezo ao direito,nas dos bons governantes(cada vez mais raros serem identificados),a paz,o progresso e a melhoria das condições de vida de cada cidadão.
 É ainda obrigação,de cumprir e fazer respeitar as leis,cuidar do bom andamento da administração pública,atender as necessidades do povo.Pensando bem isto é um pesado encargo e,se  considerado em todos os seus aspectos práticos não é que parece assim tão sedutor. 
Os assaltantes do poder constituem a cáfila dos exploradores do povo.Homens sem Deus,sem princípios,sem moral.Vencem pela audácia,demagogia astuta,e em muitas vezes até pelo crime.Ignoram o que seja responsabilidade e compromisso com quem deles ingenuamente confiou.
Contudo, não posso não pensar que esses maus governantes e políticos desonestos um dia terão que acertar suas contas e pagar por seus erros também.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            

Comentários

✿ chica disse…
Muito boa tua crônica! O que nos dá uma certa vingança por tudo o que vemos e passamos com eles é essa certeza que a lei do retorno funciona pra eles também.... Um lindo fds por aí! beijos,tudo de bom,chica
Bom dia
Um bom texto que nos serve para reflectirmos nos políticos que se movem com astucia para ocupar o poder ou mantê-lo de forma arrogante e esquecendo os mais elementares princípios democráticos e humanos.

Infelizmente perdeu-se o sentido de responsabilidade e quem ocupa o poder rodeia-se de mais importância para serem vistos como a maior autoridade.
Deixaram de servir para apenas serem servidos. Os altos cargos deixaram de ser uma honra mas um estatuto onde eles se pagam mais do que merecem e o que é justo com a maioria do povo...
Evanir disse…
Meu Anjo..
sempre que eu puder estarei juntinho de você.
Eu sei sou uma Indomável Sonhadora além de amar ser blogueira,
e acima de tudo o carinho que tenho
por você .
Hoje estou passando em todos os blogs que eu conseguir passar
sinto saudades de cada amiga(o) por isso estou fazendo o melhor que posso fazer.
Com o meu coração pesado de tristeza e angústia,
por não conseguir fazer tudo quanto gostaria .
Mesmo assim agradeço ao grande Pai Maior
ainda que do jeito mais humildade consegui vir até
seu blog para desejar um abençoado final de semana.
Um feliz Domingo.
Beijos paz e luz,,Evanir.
Sua cronica é excelente .
Mona Lisa disse…
Uma crónica real, em toda a Europa.

A ambição do poder é uma guerra onde tantas "vidas são ceifadas".

É uma falta de moral, desumana e infernal!

Beijinhos.
EDER RIBEIRO disse…
Bergilde, o poder requer engajamento, responsabilidade e dever cívico. Esperamos q as novas gerações acordam para isso. Bjos.
Antes de mais Bergilde, muitos parabéns pelo teu aniversário. Completaste 39 em Janeiro e eu completei 60 em Dezembro. Bonitas idades, não? Concordo plenamente contigo no que respeita à obsessão de algumas mulheres em esconderem a idade; não sou contra nem a favor, mas o exagero às vezes é tão grande que ficam desfiguradas e muito feias. A idade está dentro de cada um e onde se nota mais os efeitos da idade é no brilho do olhar e esse não há cirurgião que consiga alterar. Quanto a este, texto, amiga, infelizmente a corrupção grassa por todo o lado e o poder e o dinheiro são poderosos na transformação do ser humano que, por mais uns poucos de trocos é capaz até de matar um familiar. Não sei se isto alguma vez vai mudar, porque os mais novos estão a aprender com os mais velhos e seguir-lhes-ão os passos, infelizmente. Um beijinho e parabéns pelos dois textos que estão magníficos.
Emília
Luma Rosa disse…
Poder é o elemento que mais preenche a política. A partir do momento que o povo dá autoridade a um poder, ele se torna político. O poder atrai à todos, como dizia Thomas Hobbes "é a tendência geral de todos os homens um perpetuo e irrequieto desejo de poder e mais poder, que cessa apenas com a morte."
O cidadão está colocando a vara na mão de quem não deve. É nossa a responsabilidade política. Se o povo não está satisfeito, tem que ir às ruas!
Boa semana!! Beijus,
Olá Bergilde!
O poder corrompe! É difícil encontrar gente honesta na política, que sirva o povo que os elegeu... eles servem-se desses lugares para auto-promoção e para arranjinhos a amigos e familiares. Estamos fartos de conhecer essa escumalha. Será que vão pagar pelo mal que fizeram ao país?! Não vejo jeito... todos são amigos...e os tribunais para esses não funcionam!!!
Beijos.
M. Emília
Tucha disse…
Estou acompanhando as notícias da Itália na mídia sempre lembrando que vcs. É realmente lamentável que as pessoas a quem encarregamos da administração pública têm feito prejudicando toda uma coletividade.
Foram tão raros, os governantes que não se deixaram se contaminar por este grande mal, que é o poder!
Infelizmente, a força do poder, que deveria trazer o benefícios à população, não se dá. Temos presenciado essa prática em muitos países. A corrupção, vem acarretando situações deploráveis.
Tenho acompanhado, a situação da Itália, agora com esse impasse, se haverá ou não novas eleições.

Espero que venham dias melhores, para a Itália, para a Europa.

Um beijo.
Querida amiga

Há visitas aos lugares amigos,
para recolher palavras.
Há visitas a estes mesmos lugares
Para semear palavras.
A visita de hoje além da leitura
das preciosas palavras que aqui encontro,
é também para agradecer
a alegria de passar pela sua vida
e encontrar o perfume da amizade
de forma tão intensa.

Que a sede da alegria
Nunca cesse em ti.
Georgia Aegerter disse…
Bergilde, é lamentável tudo isso que está acontecendo com a Itália.
Fiquei imaginando as lutas que o Brasil tem passado com situacoes prá lá de idênticas e posso imaginar como a Itália será daqui há alguns anos.

Uma tristeza só.

Te desejo uma semana abencoada.

Bjos
Bergilde disse…
Não somente a Itália,mas toda a Europa.Lendo a Divina Comédia podemos perceber o quanto as coisas mudaram pouco neste sentido ao longo do tempo.
Abraços,