Pular para o conteúdo principal

Viajar com a crise

Em certos momentos sentimos a necessidade de um break, uma interrupção na nossa rotina,'staccare la spina'-como dizem os italianos.É o que costumamos fazer nas nossas férias.E, em se tratando de férias em tempos de crise econômica, nada melhor que deixar o carro na garagem e adotar o trem como opção para nosso deslocamento nos nossos passeios e pequenas viagens  neste período dentro da região. 
Sem falar que viajar de trem é sempre um enorme enriquecimento em aprendizado.Fico pensando em quem por necessidade tem que usar o trem todos os dias para ir trabalhar e nem sempre em condições satisfatórias de segurança e higiene.Porém, me detenho aqui apenas ao prazer que uma viagem de trem possa oferecer.A bordo deste meio de transporte o passageiro pode olhar para fora da janela e deixar-se deslumbrar com as maravilhosas paisagens.Na Itália seja onde for são sempre belíssimas,mas ao mesmo tempo é obrigado a entrar em acordo consigo mesmo. Assim,viajar de trem em certo modo é como esfolhear um álbum de recordações entre poesia,saudade e emoção.Quantas histórias podem se cruzar num trem!Lembro de quando eu era menina que,para matar o tempo no vagão do 'Sonho Azul'(trem em que viajávamos para passar as férias no interior do Ceará) eu e meu irmão brincávamos com adivinhações,contando anedotas,ou jogando dominó.Hoje,não posso deixar de perceber a diferença com meus filhos que,nesse tipo de viagem usam seus 'playgames'    desafiando um ao outro também alegremente.Tempos que mudam,modos e comportamentos diversos:olha o que se pode aprender dentro de um trem!
No vagão cada passageiro pode se confrontar com uma síntese da vida cotidiana,do senso comum e dos modelos aprendídos da mídia.Existem as cabines privadas que se pode escolher em caso de trajetos mais demorados,onde o contato com as outras pessoas desconhecídas é menor.Cada um conforme as próprias possibilidades.
Pessoalmente gosto demais do que vejo em torno a minha pessoa e sei que estou sendo observada também.Já fiz  amizades no Expresso Torino-Milão que perduram até hoje.Gente de cultura e origem tão diferentes da minha que jamais pensei um dia  conhecer.Isto para mim é ser social, respeitando as regras de boa convivência em lugares públicos,procurando não invadir o espaço alheio,mas ao mesmo tempo procurando sair do ostracismo e individualismo que mortificam os nossos dias.

Comentários

✿ chica disse…
Bergilde,
Conheço os trens da Itália e até para Torino viajei, num tempo em que Kiko lá trabalhou e moramos por lá um período.

Realmente podemos ver DE TUUUUUUUUUUUUUUDO,rsss.

Saber tirar o melhor das nossas viagens, seja como forem, é preciso e o bom do trem por aí é a pontualidade, precisão.

Economizamos aquelas longas esperas nos aeroportos e ainda evitamos os trânsitos loucos! Aqui, infelizmente viagens de trens acabaram. Existem metrôs, ligando cidades próximas.

Pena! Tudo de bom e que relexes bem! beijos,chica

Edna Lima disse…
É realmente uma viagem de conhecimento e observações das lindas paisagens.
Imagina que eu sou uma mineira que nunca viajei de trem.
Lindo o seu post.
Bom dia beijos. Edna.
EDER RIBEIRO disse…
Bergilde, viajar de trem, uma viagem de longa distância, é um dos meus sonhos, diferente da viagem diária que faço ao me dirigir ao trabalho e deste para casa. Bjos.
Mamãe Nádia disse…
Que legal essa dica...deve ser muito legal viajar de trem!
Beijos!

www.asosmamaenadia.com
Élys disse…
A viagem de trem, é muito encantadora.
Beijos
Mona Lisa disse…
viajar de comboio proporciona experiências e momentos inesquecíveis.

Para os teus filhotes via ser uma aventura!

Beijinhos e boa viagem!
O trem, para mim, é dos melhores transporte, tanto para ir ao trabalho, como numa viajem de lazer. Pena, que aqui no Brasil, muitas ferrovias foram desativadas.
Amei, a sua crônica, tão familiar e bela.
Um abraço, amiga querida.
LUCONI disse…
Olá minha amiga, quero te agradecer o carinho lá em minha casinha, adorei o teu texto, eu adoraria fazer isto, parece ser muito bom, beijos Luconi
Anne Lieri disse…
Oi Bergilde!Eu tb adoro andar de trem embora faça muito tempo que não ando!Mas é uma delicia tanto o barulho,olhar a paisagem pela janela ou observar as pessoas como vc fez!Que passeio gostoso!bjs,
Mariazita disse…
Faz um tempão que não viajo de trem, mas é uum meio de transporte de que gosto imenso.
E quando a viagem é grande e se viaja em carruagemn cama?
Já viu como é romântico?
Não precisar de ir atento à condução, quando se viaja de carro, poder ver a paisagem, o que não se pode fazer quando se vai de avião... enfim, o trem só tem vantagens.

Uma feliz Páscoa para si e toda a família.

Beijinhos
Luma Rosa disse…
Bergilde, posso contrariar a Chica?
Aqui no Brasil tem viagens de trem sim! Só que a população não se informa, aliás, para os lados da Chica, tem a viagem de Trem Curitiba-Paranaguá que é um trajeto maravilhoso! Muitas pessoas vão e voltam nessa viagem, somente pelo prazer de olhar a natureza.
Também existem outros trajetos que podem ser consultados on-line e agendada a viagem.
Sempre quando vou para Campos do Jordão ver a família, damos uma voltinha de trem com a criançada até Tremembé, perto de Taubaté! Acho que as crianças curtem mais que os adultos e estar em contato com a natureza de forma mais dinâmica é sempre muito bom. Ainda não andei pela Itália de trem, o que é uma pena, pois sei que fica também mais em conta comprar de uma vez todo o itinerário.
Bom fim de semana!! Beijus,
Jota Sena disse…
Olá Bergilde!

Seu relato sobre as vigens de trem, me fez voltar ao passado...e senti meu corpo sacolegar, mesmo sendo uma viagem imaginaria que fiz em lia o que você nos descreveu.

Um abraço e uma otima semana para você e para seus.
Artes e escritas disse…
Aqui no Brasil teremos trem para passear, estou esperando para pegar um trem-bala, como eles chamam, para experimentar o turismo dentro do trem em grandes percursos. Um abraço, Yayá.
✿ chica disse…
Vim agradecer os carinho e desejar ótimas ferias,tudo de bom,FELIZ PÁSCOA!!! beijos,chica
Anne Lieri disse…
Bergilde,hoje passei pra reler os seus posts e desejar felicidades pelo dia do blogueiro!bjs,
Georgia Aegerter disse…
Oi querida amiga,

estou só passando para um abracos e desejar uma linda Páscoa!

Bjao
Mimirabolante disse…
Já fiz algumas viagens de trem,bem pequenas claro,mas, gostei da dica......quem sabe um dia !!!!!!
Querida,agradeço a sua gentil visita e reforço os votos de uma Linda e Abençoada Páscoa !!!!!
Sem consumo e com mais amor ao próximo e preservação do Planeta !!!
Mil beijocas p/ vc e seus " Filhotes Adorados " .....
Cida disse…
Bergilde, obrigada pela visita e pelo carinho. Desejo também a você e aos seus, uma feliz Páscoa repleta das bençãos de Deus.

Seu lindo texto me trouxe muitas saudades da época que passei aí na Itália e realmente, os melhores passeios que eu fiz foram de "treno".
As paisagens são sempre belíssimas e encontramos também pessoas super interessantes nessas viagens, que nos trazem uma deliciosa "troca de figurinhas", que de outra forma não aconteceria.
Amei demais minha experiência e sempre a recomendo a meus amigos.

Beijos pra você e para as crianças.
Tenham umas férias excelentes e voltem para casa descansados e reconfortados, cheios de histórias para contar.
:)

Cid@
Bom dia e boas férias.
Obrigado pela visita.
Nem sempre os transportes no comboio ou no autocarro são os mais económicos.
Quando se trata de duas pessoas é certo que isso é verdade mas por outro lado quando são mais pessoas os preços são equivalentes e depois no transporte particular podemos fazer outras paragens .
Podemos levar as coisas de casa para passar alguns dias fora o que ajuda a economia familiar.
O único prejudicado será o condutor que não pode admirar as paisagens como acontece quando se viaja de autocarro
Mona Lisa disse…
Passei para desejar uma Feliz Páscoa
para toda a família.

Beijinhos.
Querida amiga

No Brasil há tantas
crises,
que a de outros países
para nós é tão normal
(embora não devesse)
Mas não podemos
perder por isso
o gosto da vida.
O tempo é curto
e o amor tem pressa.
Os que estão ao nosso lado,
são a nossa essência,
e os que estão distantes
de nós,
também podem nos ensinar muito.

Que haja em ti sempre
um sorriso,
para enfeitar de beleza a vida.
Anne Lieri disse…
Bergilde,vim reler seu belo texto e dizer que fiquei feliz que gostou da entrevista!Eu tb adorei suas respostas.Pena que meu blog anda com menos visitas ultimamente!Não sei o que está acontecendo!bjs e boa semana,amiga querida!