Pular para o conteúdo principal

Exigências,Prioridades e tempo para tudo.

Quando eu era estudante e estava me preparando para o vestibular costumava fazer listas, tipos de fórmulas minhas na tentativa de melhor administrar o meu tempo.Não que tivesse uma vida social muito movimentada,com diversas atividades e compromissos.Meu único empenho era o de estudar.Sim, sempre fui uma 'secchiona'(gíria italiana para definir um estudante modelo,nerd) e, ao pensar no meu comportamento naquele período percebo que as consequências persistem ainda hoje visto que continuo tomando nota de tudo aquilo que me proponho realizar.Talvez seja só um modo de buscar o equilíbrio na rotina do meu dia a dia.
*Exigêngias(obrigações do ofício,incluindo também todas as tarefas de uma dona de casa moderna).
*Prioridade que para mim significa ter tempo para orar,brincar, conversar, cantar e rir com meus filhos,passar tempo com meu marido, ouvir minha sogra, conversar com meus pais,familiares e amigos brasileiros,encontrar um conhecído para um bate-papo,e assim por diante.
Finalmente, ter tempo para descansar,consistindo em simplesmente estar quieta, lendo, ouvindo música, tomando um copo d'água fresquinha,um suco,uma breve caminhada no parque vizinho,contemplando e de vez em quando também tirando uma foto pra recordar depois aquele singelo momento.       
Eu tento equilibrar minhas necessidades, relacionamentos e buscar o meu sossego pessoal todos os dias. E, tenho visto que realmente fazer pequenos planos e seguir com um propósito pode funcionar na nossa vida.
Já preenchí muitas agendas de papel e continuo estabelecendo minhas metas  a curto e longo prazo por escrito.Para isso não consigo usar os recursos eletrônicos.Pode parecer neurótico,porém é assim que meu cérebro está acostumado e, se o que registro como objetivo  possa parecer difícil de ser concretizado para aquele determinado momento eu continuarei acreditando e fazendo minha parte para que aconteça pois tenho Fé e sei que tudo tem o seu tempo justo para acontecer(Eclesiastes 3:1).



Comentários

✿ chica disse…
Bergilde, como tu, uso listas e listas. E agora com Neno, assim que volta da escola, tenho bilhetinhos onde coloco os dias, as tarefas e prendo com imãs num quadro, logo na entrada. Assim, à medida que são feitos ou vão acontecendo as provas, vamos eliminando e com uma satisfação,rs... Já vejo que teremos outro neurótico por listinhas e papeizinhos grudados de lembretes. Também não gosto de agendas eletrônicas. Deve ser papel e estar ali SEMPRE no meu olho...


Adorei te ler! Temos mesmo que equilibrar bem nosso tempo para dar conta de tudo o que queremos. Eu, tenho me sentido um pouco estranha: sei que não tenho muito tempo pra fazer muita coisa e quero tanto, tenho tanto a fazer!

beijos,chica
Mona Lisa disse…
Sempre organizei a minha vida, tentando conciliar a vida familiar com o trabalho.

Fiz e continuo a fazer a minha lista que por vezes tem que ser alterada como aconteceu, hoje.

Minha mãe que está doente chamou por mim e já fiz alterações para ir passar o dia da mãe com ela.Estamos longe uma da outra.

Tudo na vida tem o seu tempo e nada acontece por acaso.

Adorei o teu texto.

Parabéns!

Beijinhos.

Jota Sena disse…
Olá Bergilde!

Organização faz parte de quem sabe aproveitar o que á de bom nesta vida...e mesmo que vivamos em um mundo moderno, seu metodo continua sendo eficaz.

Uma otima semana para você e aos seus.

Abraços e ate mais.
Anne Lieri disse…
Bergilde,tb sou maníaca por listas e gosto muito porque sou muito visual tb.É uma maneira de ver o que falta fazer e o que já foi feito.Gostei e me identifiquei com seu texto!bjs e boa semana!
emiliano norma disse…
Olá
Vim ler e conhecer seu espaço pela chamada da Anne no Face.
Eu, como vc, organizo-me por listas e as faço na minha agenda .
Gosto de estipular metas e no final do ano ticar o que alcancei, desde uma simples reforma num sofá até viagens, entre outras coisas.
O nome do seu blog é bem sugestivo.
bjs.
Voltei pois percebi que o e-mail não saiu relacionado ao meu blog.
Tucha disse…
Acho que estes lembretes ajudam a dimensionar as tarefas e conseguir dar conta de tudo (ou quase tudo). Uso muito os pos-it pra ativar a memória. E enquanto a gente consegui equilibrar tarefas com momentos de relaxamento vamos conseguindo sobreviver bem.
Edna Lima disse…
Garota organizada !
Também gosto de uma listinha.
Se tenho de fazer muitas coisas na rua faço a lista de acordo com o que fazer primeiro e último.
Mas está lindo o novo visual do blog.
Saudades.Beijos. Edna