Pular para o conteúdo principal

Buscar a sabedoria ainda é a melhor opção

"O tempo amadurece todas as coisas.Nenhum homem nasce sábio."Miguel de Cervantes
Um elogio cada vez menos usado é o de dizer a alguém 'você  é sábio'.E quando se faz, quem o recebe nem sempre se sente gratificado ou aceita de bom grado tal cumprimento.Há quem possa pensar:'Deve ser porque estou ficando velho.''Consideram-me talvez privo de paixão e vitalidade?'
Segundo o dicionário Aurélio sábio é"...aquele que age ou fala em conformidade com a razão e a moral, com prudência e experiência da vida; sensato, equilibrado: sábias palavras, sábias medidas.S.m. Filósofo, pensador que se distingue pelo grande saber, pela experiência do mundo e por uma vida exemplar."Em tempos em que se enaltece o rejuvenescimento a todo custo não somente na aparência(retórica repetição de um assunto já postado anteriormente),mas na falta de compromisso e respeito para com a pessoa idosa,sabedoria parece fazer rima somente com o passado. 
Entretanto,o mundo está cheio de exemplos práticos em que foram os mais experientes pelos anos de vida bem vivída que demonstraram a clareza mental para encontrar soluções nas situações mais escuras. Recentemente na história do Catolicismo vimos a renúncia(gesto de profunda humildade) de um Papa que,para tantos era considerado conservador,na verdade realizando um ato para mim revolucionário,demonstrando forte senso de responsabilidade diante de tamanha decisão,subordinando os próprios interesses aqueles da Igreja. Compreendo que renunciar aqui não é ato de covardia,ao contrário, é  demonstração de grande coragem e sabedoria pois dá a possibilidade de subordinar os próprios interesses aos de uma coletividade.Não estou tão pouco valutando sabedoria como sinônimo de velhice porque sabemos que nem sempre é assim,mas considerando que ela se apresenta quando se experimenta ao longo de uma vida seja situações de derrota que de vitória,quando se aprende a não negar as próprias idéias e ideais como também a não ser intransigente ou escravo da opinião alheia.Quem consegue alcançar o equilíbrio na vida junto aos outros,respeitando os diferentes modos de pensar de cada um sempre na busca de um denominador comum.
A sabedoria nos permite de não naufragarmos em circunstâncias complexas e nos rende mais tolerantes.Em poucas palavras:nos ajuda a viver melhor! 

Comentários

✿ chica disse…
Sabedoria em teu texto e aliás, sempre presente por aqui nas tuas escritas! Faz bem e muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito! beijos,tudo de bom,chica
eder ribeiro disse…
Interessante, Bergilde, essa postagem. Em uma sociedade q estar jovem é uma condição para se ser feliz, a valorização à sabedoria ficou legada a segundo plano. Sempre tice em mim, desde a adolescência a busca da sabedoria e sei q nunca for ser sábio, pois o saber em si não me dará a completude, me saberei sempre metade cheio. Bjos e boa semana.
Mona Lisa disse…
Sabedoria é a única riqueza que ninguém nos pode tirar.

Belíssimo texto/reflexão!

Beijinhos.
Luma Rosa disse…
Oi, Bergilde!!
Acho que somente com o passar do tempo vamos valorizando outras qualidades do ser humano do que a aparência. Quando somos crianças, nos ensinam a olhar o belo, principalmente suas cores e na nossa inocência enxergamos apenas o aparente. Somente com o passar dos anos, vamos nos aprofundando no ser humano.
À exemplo do papa, ele abdicou da vaidade de ser o papa em detrimento do melhor caminho para a sua igreja.
Sabedoria é livrar-se das coisas que não são eternas como o material para maior crescimento do espiritual.
Boa semana!!
Beijus,
Anne Lieri disse…
Oi Bergilde!Excelente seu texto!Tb achei o Papa de um grande desprendimento porque como Papa ele tinha poder,respeito e abriu mão de tudo com muita humildade.Sabedoria não é mesmo só para os mais velhos.Já aprendi muitas coisas com crianças,elas são sábias tb!Bjs e linda noite pra vc!
Georgia Aegerter disse…
Bergilde, tudo bem?

Com o tempo consigo ver quantas vezes fui tola, mesquinha, egoista e quanta burrice. Eu só sei que nada sei. Já ouviu isso?

Bom fim de semana

Bjao
Bergilde disse…
Este é o propósito da reflexão,ou seja,percebermos o quanto ainda temos a aprender.Bom final de Semana pra vocês!