Pular para o conteúdo principal

Esperança- antiga promessa de salvação?

Nada está destinado a repetir-se infinitamente sem jamais mudar.Esperamos mais uma vez que a sujeira possa ser varrida da nossa história.
É impossível ficar inerte e distante do que está acontecendo no nosso amado Brasil.Não estou presente fisicamente como bem gostaria mas daqui também manifesto com todo coração e sentimento meu apoio e solidariedade aqueles que, conscientemente vão às ruas reivindicar por mudanças concretas no cenário político e econômico do nosso país.
Recorro à lembrança de um romance histórico e inigualável,Il Gattopardo que de certo modo simboliza como é possível perceber os fatos do momento.
Chevalley pensava:"Este estado de coisas não durará,a nossa administração,nova, ágil,moderna mudará tudo." O príncipe era deprimido."Tudo isto-pensava-não deveria durar,mas durará para sempre.O sempre humano,entenda-se:um século,dois séculos...e depois será diferente,pior.Nós fomos i Gattopardi, i Leoni,quelli che ci sostituiranno saranno gli sciacalletti,le iene(...).Chevalley s'ineroucò sulla vettura di posta(...).
Era apenas aurora,aquele pouco de luz que conseguia ultrapassar o nevoeiro estava novamente impedida pela sujeira da janela.Chevalley estava sozinho,entre choques e solavancos banhou de saliva a ponta do índice,limpou o vidro para alargar a visibilidade.Olhou,diante dele a paisagem exuberava  irredimível à luz das cinzas."G.Tomasi di Lampedusa in Il Gattopardo.
Uma página da literatura universal que certamente expressa a ausência absoluta de qualquer forma de esperança.Num mundo onde tudo muda desde que tudo permaneça tal como antes.Numa sociedade onde a única mudança é a transferência de poder dos leopardos aos chacais e a história parece um ciclo interminável de sujeira e impunidade e até mesmo a natureza se apresenta como irredimível.
Entretanto,neste último período tenho repetidamente me perguntado se é mesmo assim.Se a história nada mais é do que um contínuo retorno a modelos e fórmulas antigas de dominação e massificação da cultura dominante e, se o melhor que se pode esperar é tentar viver apesar de tudo de modo positivo mas não alienado, antes de um inevitável recurso negativo por parte de quem detém o poder.Se tudo está certo,direito como está,nenhuma mudança para melhor acontecerá concretamente de humana iniciativa.Será este o único ponto de vista da história?Entre tantas coisas realmente inovadoras do Cristianismo uma que deveria ser enfatizada mais e mais agora é aquela de ter rompido o círculo viciado do eterno retorno e ter aberto as possibilidades para um círculo linear,progressivo,intencional da nossa história.É por isso que nada é mais distante do espírito cristão moderno do que o fatalismo  e indiferença diante dos problemas do próximo,da renúncia por uma sociedade melhor e mais justa,enfim,da falta de esperança.
Infelizmente é preciso recordar que nunca faltaram e nem faltarão formas de sincretismo entre fatalismo pagão e otimismo cristão,práticas ditas de fé,isto é,ilegitimadas do fatalismo(solitamente muito funcionais aos interesses das castas poderosas,como as referidas no romance de Lampedusa).
Assim,se tudo passa por livre iniciativa e vontade do homem,tudo ocorre também sob os olhos de Deus e,por assim dizer nas suas mãos:olhos e mãos daquele para quem nada é impossível(Lc.1:37). 
Pessoalmente escolhí cultivar a esperança:esperança na capacidade humana de aprender e querer mudar,esperança na onipotência de Deus.
Nada neste mundo é irredimível,intocável,inabalável."E a sujeira escondida,abafada de anos e anos da nossa história será definitivamente lavada."Então vi novos céus e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia(...).Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou".(Ap.21).

Comentários

✿ chica disse…
Lindo e bem escrito teu texto.

E a esperança não nos pode faltar nunca!


Que bom te ver voltando! beijos,chica
Evanir disse…
Desejo o final de semana de muita paz
para toda sua família ,
e que Deus proteja aqueles que estão lutando
por um Brasil melhor onde possamos ter
nossos direitos adquiridos verdadeiramente.
E um toque de Deus no coração daqueles que
desgovernam nossa Nação.
Que a luta seja feita em
paz ,para Paz, pela Paz.
Com muita fé vamos também orar
por essa Nação , que a muitos anos
vem sendo reprimida e oprimida :
A muito deixou de ser uma sociedade
digna e justa.
Uma luta sem guerra sem sangue mostrar ,
que apesar da pessíma educação
e exemplo dada pelos governantes:Mostrar que temos a educação
recebida dos nossos pais.
Nossos jovens são filhos da nossa incansável
esperança por um Brasil sem fome
de todas as necessidades.
Tenho estado um pouco ausente nesses últimos tempos
fico triste quando a vida por trás da telinha
me obriga a ficar longe de você.
Carinhosamente te desejo um abençoado
e feliz final de semana beijos no coração.
Evanir.
Tem Uma Mensagem Acorda Brasil.
Juntos Vamos Acordar O Brasil..
Somos Todos Irmãos....

Anne Lieri disse…
Bergilde,um texto perfeito,maravilhoso e que retrata bem o momento que estamos vivendo.Tb acredito que sem esperança não há mudança e temos que manter acesa essa chama!bjs e bom fim de semana,
eder ribeiro disse…
Bergilde, se olharmos para a história do nosso país o q mais temos é esperança. Esperamos tanto q as mudanças aqui é para ser o mesmo de antes. O q é salutar nessas manifestações é q ela nasceu no seio popular, sem apoio de nenhum partido. Estou esperançoso q estamos construindo uma nova página de nosso país, uma página de mudança. O povo acordou, a Globo q não divulgava as manifestações, tb acordou, agora cabe aos nosso políticos acordarem para o novo q está vindo. Infelizmente alguns permanecem iguais, deputados de BH aumentaram os seus salários, Désmotenes ganhou uma aposentadoria de 24 mil reais por mês pelo resto da vida dado pelos seus pares. São esses q precisam mudar suas atitudes, como toda a população em si. Bjos e bom finde.
Mona Lisa disse…
Que beleza de texto. Tão actual!

Aqui, como em toda a Europa os dias são de incerteza.

Não podemos perder a ESPERANÇA!

Beijinhos.
Orvalho do Céu disse…
Olá, querida
Gostei de achar um post onde se inclui Deus no meio de toda essa tempestade que nos assolou com o passar dos anos...
Não tinha visto ainda um sequer!!!
PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL!!!
PRE-FEI-TO!!!
Também tenho muita esperança de dias melhores e de poder exercer o meu direito ao voto sem auto punir-me... nem violentar-me...
Seja feliz e abençoada!!!
Bjm de paz e bem
Tucha disse…
A esperança e a utopia de tempos melhores e uma certa paciência histórica para as mudanças.
Querida amiga

Sempre que dirigimos
os nossos pensamentos,
ao que acorda sentimentos bons
em outras vidas,
cada palavra escrita
é uma espécie de oração.

Que teu coração seja o céu
onde as palavras possa voar
buscando a esperança.
Élys disse…
Devemos em qualquer situação manter a esperança, pois Deus, certamente, está guiando àqueles que desejam fazer o melhor.
Beijos.
Georgia Aegerter disse…
Bergilde, que texto consciente e pé no chao.

Como sempre vc empregou bem suas palavras, como só vc sabe fazê-lo.

Vamos ver se o Brasil realmente acordou ou se é só uma fogueirinha...


Bjos
J Araújo disse…
Não canso de dizer que finalmente o povo percebeu o quão forte é quando unidos pelo mesmo objetivo. Um palito de fósforo é fácil ser quebrado. Tente tirar todos os palitos e quebra-los de uma só vez. jamais conseguirá. Assim é o povo unido.

Abraço
Oi Bergilde!
Obrigado pela visita e carinho de seu comentário no meu blog.
Gostei muito do texto postado e realmente sem esperança fica difícil enfrentarmos a vida como ela é.
É aquele tempero que dá um gostinho especial no dia-a-dia.
E abençoadas sejam as mudanças!
Fiquei na dúvida de qual link que você quer que eu te envie então,segue
o endereço do meu blog:
http://jardimdaspoesiasinfantis.blogspot.com
São os incentivos amigos e apoios que fazem dar sempre vontade de seguirmos.
Obrigada por fazer parte disso.
abração com carinho
Olá, Bergilde
Muito obrigada por sua visita e comentário na minha «CASA», de que gostei muito.
Como tenho muita(o)s amiga(o)s do Brasil, estou sempre a par do que por lá se passa.
Que Deus ajude aquele povo irmão a alcançar os seus objectivos, sem perdas de maior. Efeitos colaterais sempre existem nestas situações, mas que sejam o mínimo possível.

Muito bom este seu texto. E tem toda a razão, essencial é manter a esperança.

Um GRANDE beijinho