Pular para o conteúdo principal

Aprendendo com a Natureza

Viver em grande cidade não quer dizer ter que abdicar do contato com a natureza.
Assim, por mais caótico possa parecer o lugar em que vivemos,com todos os problemas de poluição e insegurança que envolvem as grandes metrópoles modernas, sempre é possível encontrarmos meios para  procurarmos nos aproximar  mais das plantas,dos animais que resistem a todas estas adversidades provocadas pelo homem.E,se estão confinados em zoológicos ou parques botânicos há de se considerar ainda bem que continuam existindo apesar de tudo!
É dever e obrigação de todo cidadão o respeito ao meio ambiente em que vive,lembrando que nele estão presentes também estes seres vivos de fundamental importância para manutenção e equilíbrio da nossa sobrevivência.
 Felizmente temos alguns ótimos lugares para explorar a natureza perto de nossa casa. Nosso parque do bairro, além de uma belíssima e muito bem cuidada reserva natural,verdadeiro santuário de vida selvagem,cheia de pássaros e diversos animais em via de extinção,sendo até considerada patrimônio da humanidade pela Unesco.E,quando pensamos num lugar para visitar,explorar é o nossa preferência em ordem de escolha por tamanha beleza natural e fonte de aprendizagem. 
Ultimamente têm atraído minha atenção os diferentes padrões e texturas das plantas e árvores. Se pudesse tiraria foto até do ar que se respira ali.É tudo incrivelmente perfeito.Obra e benção do nosso Criador e que o homem tem tido olhos para bem tratar não só com vistas à recreação pública,mas também para observações atinentes ao  desenvolvimento,comportamento,alimentação e doenças peculiares a cada variedade-no caso dos animais.Quanto às árvores e plantas- são metodicamente classificadas e 
etiquetadas com nome e origem não apenas para melhor reconhecimento por parte dos visitantes,igualmente são cultivadas para estudos,as mais variadas e raras qualidades de produtos vegetais,alguns até oriundos das florestas brasileiras.
Sinceramente eu estou amando aprender junto aos meus filhos a identificá-las cada vez que retornamos.Como uma espécie de brincadeira('quiz') vamos tentando dizer seus nomes antes de ler as suas etiquetas.Muitas vezes as filmagens amadoras que realizamos nestes passeios se transformam em cineminha caseiro causando outra bela emoção. É apenas o início, pois estamos também pensando em montar um guia de campo através de fotografias  rotuladas com as imagens que temos capturado por lá.
*Fica  a sugestão para quem quiser substituir os passeios aos' shopping centers' ou outros lugares fechados e super lotados, por uma excursão a um parque natural.
*Quanta coisa se pode descobrir e aprender com a madre natura!

Comentários

✿ chica disse…
Bergilde, agora consegui! Ter contato com a natureza só nos acrescenta e às crianças ficam mais espertas, respeitosas e é muito legal! Nem comparação em metê-las nas férias em shoppings... beijos praianos, onde a natureza é belíssima,chica
Bergilde Croce disse…
Fico feliz que tenha conseguido postar agora seu comentário Chica, porque estava tendo problemas com a configuração do google+.

Lí os comentários também da Anne e da Elisa,mas não aparecem aqui.
Grande abraço e curta bastante a natureza maravilhosa,bom fim de semana,boas férias!
eder ribeiro disse…
Bergilde, qdo nos afastamos da mãe terra ficamos órfãos e só vamos perceber e senti essa orfandade já em idade avançada, isso qdo percebemos. Moro numa rua grande de calçadas largas com poucas árvores, é uma pena. Bjos.
LUCONI disse…
Bergilde minha amiga da terra de meu pai,fico encantada com a convivência que tem com suas crianças, aqui nesta postagem você deixa transparecer a cumplicidade existente entre vocês, que delicia este passeio se todos agissem assim com seus filhos certamente no futuro a humanidade teria muito mais respeito pela natureza, que é sem dúvida a base de nosso planeta, obrigada pelo carinho em minha página, beijos Luconi
LUCONI disse…
Agradeço teu carinho em minha postagem e é claro que permito, fique à vontade, sabe amiga ela já se foi e eu aqui com o coração apertadinho, mas torcendo muito por ela, beijos Luconi
Tucha disse…
Estes espaços verdes nas cidades as humanizam e nos fazem relaxar, contemplar e apender. Um beijo nos filhotes e prossigam aproveitando eeste convívio com a natureza.
Um excelente texto e tema.
eu particularmente prefiro um passeio a um parque do que a um shopping center.
Maravilhoso pode ensinar as crianças esse respeito á natureza.
Obrigada pelo carinho de sua visita e comentário.
abraço