Pular para o conteúdo principal

Marcas do nosso Verão 2013

É assim que todos os anos procuramos fazer com a chegada desta maravilhosa estação,ou seja,nada de Internet,aparelhos eletrônicos ou tecnologias afins,exceto em casos de necessidade maior e,naturalmente,a máquina fotográfica digital para registrarmos os momentos marcantes de nossas férias juntos.
Desta vez até que tentei resistir ao impulso de me conectar a um computador ou celular.Apenas em duas ou três ocasiões fui ao facebook matar as saudades de meus contatos por lá.Manter esta espécie de exílio virtual hoje em dia é mesmo muito difícil.Para onde nos viramos há alguém clicando."Staccare la spina"-desligar-se de tudo que diz respeito à vida moderna é quase impossível.Digo quase porque por vários dias conseguimos evitar as preocupações com horários,rotina,vivendo um inesquecível sonho a quatro  entre praias e montanhas do Sul da penisula italiana.
Nossos destinos-Basilicata e Puglia- Cores quentes,estradas azuis,lugares cheios de mistérios e encantos a descobrir.Solos férteis,bem cuidados,ricos de cultura,história,tesouros do Renascimento escondidos nas suas Igrejas rupestres e cidades mitológicas como Metaponto,Nova Siri,Taranto, que fazem parte da chamada Magna Grecia.Sem falar da famosa Matera,com suas grutas arqueológicas  tão antigas quanto a própria civilização humana,cenário para o grande cinema italiano e internacional. Os Sassi di Matera constituem qualquer coisa de espetacular para os nossos olhos.Difícil descrever a emoção sentída alí.Um aprendizado marcante para toda a vida.
Longas caminhadas subindo e descendo ladeiras estreitas e de quebra sob um  sol escaldante.Alguém poderia comentar se não é fadigoso o fato de levarmos as crianças em passeios do tipo,porém a nossa experiência confirma que  tudo é apenas uma questão de costume.Enquanto vários adultos,durante estas excursões de grupo que fizemos acompanhados dos guias locais,suados se lamentavam do trajeto íngreme,os meninos se divertiam em tirar fotografias,em tocar os muros e objetos que viam e que era permitida a manipulação,sentindo-se verdadeiros exploradores de um mundo novo pleno de curiosidade e magia,fazendo perguntas,buscando respostas.Importante recordar de ter consigo nestas ocasiões garrafa térmica com água,além de vestir roupas e sapatos cômodos.           
Experiências sensacionais para nossa família em lugares de tudo especiais concluídas sempre com degustação de deliciosos  pratos da gastronomia tipicamente regional.Verdadeira tentação para o palato!
E,como férias também significam tempo livre para curtir uma boa praia,os mares do Sul italiano são fantásticos com suas águas tranquilas e cristalinas.Francesco e Chiara felizes correndo de cá pra lá e de lá pra cá entre aquelas ondas serenas,brincando com a areia,recolhendo pedrinhas.Papà e mamma relaxados,respirando preguiçosamente aquela brisa mansa,tanto carinho,boas leituras,planos e projetos borbulhando na mente para o futuro...Como não gostar de tudo isso? Pessoas simpáticas e prestativas,rostos alegres,bem humorados e jocosos conhecemos no 'villaggio turistico'(resort) em que ficamos hospedados.Diversidade e organização em cada atividade proporcionada pela equipe de animação(jovens carregados de muita energia e disposição,muito bem preparados).A Chiara não dispensava os jogos aquáticos na piscina e tampouco perdia uma sessão de baile com o mini club,fazendo questão de trazer pra casa um cd com as músicas das apresentações,diga-se de passagem - algumas bem brasileiras.Belo,belo,belo e não cansarei de repetir que foi tudo bom demais.Outro ponto tocante foi perceber um lindo início de amizade  entre meus filhos e outras duas crianças  que também estavam passando férias por lá.Até troca de pulseirinhas com os símbolos de amizade teve na hora da despedida com a promessa de se comunicarem pelo meio virtual e quem sabe se encontrarem pessoalmente no próximo Verão.
Muitas filmagens caseiras,álbuns de fotografias para reforçar as nossas recordações desta intensa e bem vivída estação.   
Resta-nos ainda alguns dias antes do início do ano escolar,retorno ao trabalho,às obrigações cotidianas e desse modo estamos pondo a casa em ordem com as melhores expectativas para mais um novo ciclo por aqui.
Retomando visitas aos blogs que acompanho.
Abraço afetuoso, 

Comentários

eder ribeiro disse…
Bergilde, não vejo a hora da chegada do verão aqui e das férias escolares para levar os meninos para lugares simples, olha, vou lhe dizer, eles adoram. A minha Bahia me espera, lá ainda encontro fogão a lenha, isso é maravilhoso. Quarta início uns conto infantis com a minha amiga Déia, vc que é mãe e educadora, dê uma passada lá. Bjos e uma boa semana junto à família.
✿ chica disse…
Bergilde, bom te ver de volta e saber das férias lindas de vocês, sempre cheias de atividades lúdicas e interessantes ao mesmo tempo.

Isso é muito legal e sempre bom oferecer tais experiências às crianças que depois, se divertiram no resort.


Lindos lugares e fotos! beijos, aproveitem os últimos dias antes das aulas! chica
Bergilde disse…
É muito bom este retorno às nossas raízes transmitindo aos nossos filhos.Estamos observando e tentando passar para as crianças as semelhanças entre estes lugares tão distantes geograficamente e no tempo também.Falo do que viví na infância e o que percebo hoje junto deles.
Abraço grande e mais uma vez congratulações pela nova empreitada!
Bergilde disse…
Bom também é te ler Chica pois de um modo ou de outro estou sempre aprendendo com suas histórias e mensagens,abraço amiga querida!
Mamãe Nádia disse…
Que delícia de verão!
Beijos, tenha uma excelente semana!

www.asosmamaenadia.com
Olá!Boa tarde
Bergilde
Como vai?
Belo relato das férias de verão!
Há uma rotina indispensável e benéfica que nos permite cumprir com regularidade, constância e pontualidade os nossos deveres e que constrói uma estrutura de vida sólida.
Mas existe uma outra rotina, que que, pouco a pouco, endurece-nos, converte os nossos atos em algo mecânico, torna-nos autômatos, extingue o calor e a alegria de viver e de amar. E esta rotina tem que ser combatida com um período de descanso, lazer, férias, passeios, gastronomia local, convívio familiar (com ou sem os filhos).Exatamente como vc o fez.Isolar um pouco das teias virtuais, registrar momentos e lugares que ficarão eternamente na memória...
Muto bom!
Agradeço pelo carinho da visita
Bela semana
Beijos
J Araújo disse…
Em um mundo globalizado em que vivemos, é mesmo quase impossível ficarmos isolados, por mais remoto que seja o local em que estamos. Mas,chega um momento que precisamos desligar e recarregar as baterias.

Muito obrigado pela visita e volte sempre que puder. Tento de todas as maneiras levar o maior numero de informações aos leitores.

Abraço,
J Araújo disse…
Em um mundo globalizado em que vivemos, é mesmo quase impossível ficarmos isolados, por mais remoto que seja o local em que estamos. Mas,chega um momento que precisamos desligar e recarregar as baterias.

Muito obrigado pela visita e volte sempre que puder. Tento de todas as maneiras levar o maior numero de informações aos leitores.

Abraço,
Mona Lisa disse…
Que bom ter-te de volta.

Pela descrição que fizeste tiveram umas férias de sonho.

Adorei as fotos.

Quero ver mais!!!

Beijinhos.
Anne Lieri disse…
Bergilde,tb andei uns dias afastada pra descansar da tecnologia.Penso que se tivéssemos mais contato diario com a natureza,não sentíriamos falta de computador!...rss...que beleza de viagem com a familia!Fotos lindas,lugares encantadores e como é bom ver os filhos fazendo amizade!Bom demais que voltou!bjs e boa semana pra vc!
Edna Lima disse…
Dias fora da rotina é a vota ao cotidiano a retomada da vida normal.
Pelas fotos foram maravilhosas e cultural.
Beijos. Edna.
Bergilde disse…
Foi sim...E para não esquecer alguns detalhes partilhamos aqui no blog também.
Abraços e grata pela visita!
Bergilde disse…
Felisberto,
E como concordo com suas palavras acerca do automatismo que impera em nossos dias. Quanta gente afanada por conta das obrigações do dia a dia,a chamada lei de sobrevivência das grandes cidades e,basta um deslocamento do eixo urbano pra percebermos quão grande é o valor das coisas mais simples...Abraços e obrigada pela partilha!
Bergilde disse…
Sabe J Araújo,pessoalmente viví uma vida próxima do mar e tantas vezes cheguei a dispensar um passeio na praia por uma ida a um shopping center.Hoje em dia ocorre o oposto sendo que a praia mais próxima está a quilômetros de distância.Olha só como é irônica a vida da gente!
Abraço fraterno,
Bergilde disse…
Elisa,estou naquela fase de readaptação pós férias,mas certamente foram maravilhosas e deixaram belas lembranças registradas na memória,reforçadas com os retratos e filmagens também.Alguma coisa partilhei no outro blog e também no facebook.
Abraço grande,
Bergilde disse…
Anne,é realmente maravilhoso vermos nossos filhos crescendo e autonomamente fazendo descobertas importantes como a da amizade...A você sempre meu carinho e muito obrigada por tudo!
Bergilde disse…
Dias de sol e calor por aqui são passageiros e por isso mesmo é que tentamos aproveitar o mais intensamente possível Edna e, vivendo num país onde os pedaços de história e cultura estão presentes e visíveis por todos os lados é praticamente um dever de cidadania reconhecer e aprender a valorizar desde a mais tenra idade.
Poesia do Bem disse…
Olá Bergilde que saudades. Que delícia este teu verão, bom a gente conhecer lugares novos, ver gente diferente, poder brincar com as crianças não é mesmo? e o melhor registrar em fotografias ah eu adoro. Um dia ainda me torno uma boa fotógrafa e poderei viajar pelo mundo tbm . saudadesssssss
Artes e escritas disse…
Você teve um lindo verão! Grata pela visita ao blog. Um abraço, Yayá.
Bergilde disse…
Olá Paula!
Que bom recebê-la aqui.Seja bem-vinda e obrigada pelo comentário também.
Aqui em casa todos gostamos muito de tirar retratos,nada de profissional,recordações para o futuro principalmente das crianças.Acredito que as máquinas fotográficas digitais modernas deram uma grande ajuda pra quem como nós gosta de fotografar.
Abraços,
Bergilde disse…
Eu que agradeço a sua gentileza e visita Yayá!
Bom dia!
✿ chica disse…
Bergilde ,obrigadão pelo carinho sempre em teus comentários! Lindo fds! beijos,chica
Luma Rosa disse…
Oi, Bergilde!
Seja bem-vinda novamente! Muito gostoso chegar em casa depois das férias e começar de novo, organizando tudo para a nova etapa... Eu tenho certeza que é melhor levar os filhos para os passeios do que deixá-los para trás. A convivência melhora e eles aprendem muito! O cansaço é esperado, mas é um cansaço gostoso!!
A tecnologia? Hum... daqui para a frente não dá para viver sem, apenas devemos saber usar :)
Beijus,
Bergilde disse…
Olá Chica,bom fim de semana pra você também! Aquilo que comento nos blogs que acompanho daqui expressa minha forma de pensar e o que sinto diante daquilo que leio,que bom estarmos em sintonia!Abração!
Bergilde disse…
Obrigada Luma,
O uso da tecnologia na nossa vida chegou mesmo pra ficar e não dá pra escapar se não quisermos ser estigmatizados.Importante é saber dosar como bem disseste.
Gosto demais destas trocas ,bom dia!
Élys disse…
Sempre é bom vez por outra se desligar da tecnologia e curtir belas férias com a família.
Um abraço.
Menina! Que férias maravilhosas você descreve!
As minha foram muito boas, sim, duas semanas de completo repouso junto ao mar - todos os anos PRECISO de férias numa praia de águas cálidas, e escolho o sul de Espanha, que tem praias óptimas.
Mas, aparte isso, gosto muito de viajar, e o que você descreve faz até crescer água na boca :)))
No próximo dia 14 publicarei o habitual post mensal falando exactamente das minhas férias, com fotos várias que lá tirei. Te aguardo :)))

Beijinhos aos meninos (imagino como andaram felizes!), e beijo GRANDE para você, querida amiga.

Link para o meu blog principal
Mariazita
Bergilde disse…
As nossas férias foram muito boas e renovadoras sim Mariazita afinal quando acontecem sejam onde for servem bem pra isso,ou seja,a fim de que possamos relaxar.O munndo está repleto de lugares incríveis para serem ainda conhecídos,descobertos.Em família decidimos conforme nossas possibilidades apresentar às nossas crianças as nossas duas metades:Brasil-Itália e o que eles têm visto estão amando.Vou lá te visitar assim que o post for publicado,grande abraço!
Bergilde disse…
Abraços a você Élys,obrigada!
Tucha disse…
Acho absolutamente necessário este tempo fora das tecnologias, respirar, curtir a vida, a natureza, conhecer a história pelas marcar que deixou na paisagem deste país tão rico culturalmente. Fiquei aqui "babando" de vontade de caminhar por ai... quem sabe num outro verão ou primavera.
Bergilde disse…
Tucha,acompanho já há um bom tempo seus registros e de viagem sei bem que grande viajante é ,reconhecendo as marcas dos lugares por onde passa.Aprendo muito com as suas descrições e narrações dos seus roteiros turísticos.Vindo por estes lados sinta-se desde já bem-vinda!
Tucha disse…
Vamos sonhar... quem sabe um dia nos encontraremos num destino comum e cheio de novidades