Pular para o conteúdo principal

Meu Silêncio

Todos os dias na nossa família sou a primeira a acordar não apenas para iniciar os labores domésticos,mas também porque gosto de sentir o silêncio das primeiras horas da manhã.
Através de uma janela vejo passarinhos já ciscando embaixo de uma árvore do nosso jardim.Que linda visão! Sou muito grata a Deus por isto também.É bom estar sozinha mesmo que por alguns momentos.
Abro a janela lentamente,respiro aquele ar tão frio nesse período do ano que misturado com a minha respiração vai criando um vapor na vidraça a ponto de me fazer desenhar um coração(vejo muito os meninos brincando assim e me pego fazendo o mesmo) evocando sentimentos de melancolia e nostalgia que me fazem escapar algumas lágrimas dos olhos,escorrendo pelo meu rosto sem que ninguém perceba até que o sol, muito embora fraquinho, venha secar.
Dessa forma me olho em torno e sinto que este silêncio é um grande amigo e conselheiro e vale como uma oração muda e eloquente dando-me força e coragem para enfrentar meus próprios desafios. 
Diz-se que "a palavra é de prata e o silêncio é de ouro",começo a pensar que eis a razão pela qual aquela seduz com facilidade,e este se apresenta com profundidade. A palavra revela às claras o pensamento,o silêncio guarda-o recôndito.
As grandes solidões assustam.Diante do mar,na praia deserta,quando a sós por muito tempo,ouvimos rumores e sons que normalmente passam despercebidos.Há quem ache aborrecedor  tal recolhimento.Entretanto,o silêncio é imprescindível às grandes meditações e importantes conquistas e descobertas do nosso interior.
Exige-se silêncio para tantas situações na nossa vida e nem reparamos quão valioso é para o melhor desempenho de tudo o que fazemos.Por exemplo,para o estudo e reflexão,dele provêm  elevadas inspirações,comanda a ponderação,responde às injustas críticas,ajuda a superar dificuldades de comunicação e nem sempre quem cala é porque consente,mas tantas vezes é porque não quer brigar,discutir em vão.
Enfim,o silêncio contribui para restaurar a mente do cansaço,fortalecer a atenção,confortar no sofrimento,desarmar a arrogância e presunção,melhorando a nossa qualidade de vida também.

Comentários

Mona Lisa disse…
Não prescindo dos meus momentos de silêncio, onde estamos apenas as duas (eu e eu).
O silêncio é o nosso maior amigo . Nunca nos trai.!

Adorei o texto.

Beijinhos.
✿ chica disse…
Eu preciso muito deles e gosto cada vez mais! Aquela sensação de que ninguém vai chegar, que estamos apenas Kiko e eu ,a liberdade de poder escrever, ler, na calmaria, faz um bem intenso., Diante do mar, adoro parar, ficar ali pensando apenas ouvindo o que as ondas do mar me falam. E como falam!rs. Mas como agora, estou em silêncio, porém esse dura pouco ,pois do momento em que Neno é buscado da escola até a hora dele dormir(ainda bem dorme cedinho) é um espanto o quanto ele trova, fala, conta canta... Um amor, mas depois que ele dorme, novamente o silêncio ... Até sentimos falta,rs beijos,tudo de bom,chica
Acho que sempre há tempo pra falar desdizer o que falou nunca mais. por isso o silêncio é tão importante, pra dar tempo de refletir sobre o que falar. Mas penso muitas vezes que o silêncio irrita quando se espera uma palavra, quando se quer deixar as claras...
eder ribeiro disse…
Bergilde, prezo muito o silêncio também. Ele é um refrigério nesse mundo ruidoso. Bjos.
Élys disse…
Gostei muito das suas palavras...O silêncio é algo que precisamos muito!. Ouvir, através do silêncio o nosso coração, muito aprendemos, muito nos ajuda a viver,
Beijos.
Pérola disse…
Sinto falta do silêncio.

Ando tão barulhenta!

beijinhos
O silêncio é de ouro mas nem todas as pessoas querem ser ricas e não procuram descobrir a riqueza que o silêncio nos traz.
O nosso silêncio deve ser apenas um tempo para meditar e acordar em cada madrugada, para agradecer a Deus pelo presente do dom da vida e do carinho dos nossos, da nossa casa e da nossa família.
Anne Lieri disse…
Bergilde,eu tb adoro o silencio interior.Pode estar um carnaval lá fora,mas procuro sempre guardar em mim esse silencio precioso,quase uma oração.Um lindo texto! bjs,