Pular para o conteúdo principal

A força da palavra

A palavra,excepcional privilégio da natureza humana,exterioriza o pensamento através dos sons emitidos pela voz. É um grande meio para comunicarmos o nosso pensamento.Poderoso instrumento para o bem,para compartilhar a alegria,ou mesmo a tristeza ou a insatisfação,a dor,para transmitir a verdade,aquilo que cada um acredita como valoroso,importante,fundamental.
Pode-se dizer que a palavra governa o mundo,comandando as idéias,dirigindo atividades.É assim,força e poder,vontade e ação,desejo e triunfo,instrumento da razão para o bem e para o mal.Expressa a imagem de uma percepção.
Boas palavras confortam, constroem,alegram o coração."As palavras agradáveis
são como um favo de mel(...)"Prov.16:24. 
Entretanto,pode também significar uma arma perigosa a serviço de contendas, tornando-se ruim,uma ofensa,uma mentira,uma calúnia.traindo a sua vocação e se tornando uma serpente venenosa.Certas palavras podem fazer ferver o sangue da gente,perturbando a nossa mente,ferindo mesmo como verdadeiros punhais."Les poignards qui ne sont pas dans les mains peuvent être dans les paroles".Shakespeare.
Hodiernamente temos assistido ao aumento crescente do chamado cyberbullismo em que sites e redes sociais servem como veículos de propagação causando danos irreparáveis em tantas vidas,principalmente jovens.Estatísticas alarmantes do índice de suicídios possivelmente instigados no meio virtual.
 Urge uma maior conscientização de todos e compromisso de quem administra tais serviços pois mesmo sendo disponíveis formas para denunciar a violência verbal na rede,esta encontra sempre seu jeitinho e continua a circular. 
Esperemos que nossas palavras sirvam de inspiração para atos bons.Uma expressão amiga proferida oportunamente pode ser de grande ajuda.Não importa se não é acolhida ou não receba aquela atenção por nós desejada,ou nem sequer cause impressão no momento,com o tempo ela surtirá o seu efeito.Boas palavras valem por boas sementes no campo das idéias.

Comentários

✿ chica disse…
Muito verdadeiro,Bergilde! As palavras tem força e infelizmente, pro mal também... Semeemos somente boas delas, isso sim, pode acrescentar. O resto? Pena! Tomara deixe de existir! bjs, tudo de bom,chica
Edna Lima disse…
Bom dia minha amiga.
Bom chegar e ver você com uma postagem novinha.
As palavras movem o mundo para o bem e ou para o mal.
Triste saber em que em nosso cotiando palavras ruins estão presentes a todos os momentos.
Mas seu post nos pensar o quanto podemos ferir ou sermos feridos pelas mesmas.
Saudades. Beijos.
Mariazita disse…
Olá, Bergilde
Trago para si um grande Obrigada pela sua presença sempre carinhosa e com PALAVRAS gentis.
Tem toda a razão, a palavra tem uma força enorme, e tanto pode ser usada para o bem como para o mal.
Gostei de sua reflexão.

Bom fim de semana.
Beijinhos
Anne Lieri disse…
Bergilde,com certeza a palavra é vida, tem toda a força do mundo tão bem detalhada em seu ótimo texto! bjs,
Mona Lisa disse…
Mais um tema para reflectir.

As palavras têm poder,tanto positivo como negativo. Há que ter atenção ao que dizemos, pois as palavras são extensões do nosso pensamento.

Beijinhos.
Viva minha amiga, hoje consegui, a net está funcionando direitinho, menina este teu texto é muito verdadeiro, a palavra certa na hora certa é tesouro incalculável, beijos e espero que tudo esteja bem por aí por que aqui o calor está me cozinhando rsrsrsrs....... bjos Luconi
Lívia Apetitto disse…
Olá Bergildes,
Admiravelmente a força das palavras, acredito nisso, por isto policiar mais os nossos ditos e crer mais
na força do pensamento.
Gostei de encontra-la por aqui.
Beijinhos e feliz domingo...

Livinha
Bergilde disse…
Oi Lívia,obrigada pela visita e que surpresa boa receber seu comentário também!

Bom começo de semana a todos que por aqui passarem!
denise rangel disse…
Bom dia, Bergilde!
Aprendi, muito cedo, que as palavras têm poder. E levo isto muito a sério. Acredito mesmo que uma praga ou uma bênção têm tanta influência para quem as profere como para quem as recebe.
Minha palavra pra você hoje é: seja feliz e abençoada!
beijo, menina
Élys disse…
É preciso,sempre,tomar cuidado com as palavras que pronunciamos,pois possuem uma grande força.
Um abraço.
Luma Rosa disse…
Oi, Bergilde!
As palavras plantam ideias, para o bem ou para o mal.
Palavras que ofendem são ditas no calor de uma discussão, pois é nesse momento que colocamos a nossa inteligência emocional à prova.
Em geral, quem pratica bullying é porque se sente inferiorizado e quer se mostrar por cima. Sabedores disso, os ofendidos não devem se prender nas palavras torpes, mas nos motivos que o outro o pratica.
Na verdade, está faltando amor no mundo!
Beijus,
Tucha disse…
Suas reflexões são sempre oportunas. No momento que estou vivendo a minha oração tem sido sempre que Deus inspire as minhas palavras, para que sejam sempre doces e oportunas.
VELOSO disse…
Provando um favo doces palavras por aqui!
Pérola disse…
As palavras têm poder...e que poder.

beijinhos
Bom dia
Uma palavra amiga que conforta e mais ainda se for recheada com um sorriso sincero de amizade.
Nós vamo-nos entendendo pelas palavras que cultivamos com amor, com cortesia, respeito, admiração, júbilo, medo, vergonha e de todos os sentimentos humanos que nos atravessam a alma em toda a nossa vida.
Os animais também falam. Linguagem diferente. Eles entendem-nos mas nós somos incapazes de os perceber.
Anne Lieri disse…
Bergilde,sou a favor de boas palavras sempre. Creio em sua energia e procuro sempre falar coisas boas. Seu texto ficou perfeito,maravilhoso e profundo! bjs,
Mariazita disse…
Bergilde, minha amiga
Hoje venho agradecer a sua presença na minha «CASA».
Obrigada!

Feliz Domingo
Beijinhos
Querida amiga

Uma palavra,
é uma semente
que pode
nos engravidar
de esperanças...

Que o amor nos vista a vida.
Beth/Lilás disse…
Olá, Bergilde!
Vejo-a sempre pela blogosfera ou pelo face de amigos e decidi conhecê-la melhor através do blog, pois ele com suas tantas palavras é o que mostra melhor o que somos.
Adorei sua escrita e este belo post.
um super abraço carioca