Pular para o conteúdo principal

Esperança sim! Sempre Esperança.

É possível viver feliz e ter esperança com toda a incerteza dominante a nossa volta?
Quantas vezes esta  pergunta já não foi feita em outras épocas com cenários ou estações diferentes mas,obtendo possivelmente as mesmas respostas.Tudo é uma questão de perspectiva,do nosso modo de ser,agir e pensar neste mundo em que vivemos.
Logo,não é que vivenciamos situações ou outras realidades completamente novas,que jamais tiveram semelhança com o passado.Diferentes talvez na forma como se apresentam e interferem nas nossas ações e relações uns com os outros.
Podemos assim dizer que a esperança é uma luta ativa contra o desespero,é a capacidade de uma atividade intensa mas não ainda totalmente consumada,é principalmente, aquilo que nos concede de caminharmos na estrada da vida, de sermos realmente humanos. Não se pode viver sem metas,objetivos!
É a esperança que mantém iluminado o nosso caminho, que nos consola em momentos difíceis,nos mantendo erguidos dignamente,que nos dá o chamado 'input' necessário para iniciarmos novos projetos, enfrentarmos novos desafios, nos permitindo ainda de acreditar no amanhã,num futuro melhor! 
Todavia, a esperança só existe onde existe fé e a fé cristã reside exatamente nos ensinamentos de Jesus Cristo"É ele o nosso escudo,a nossa força e esperança!"(Salmo 71).
É pois,a lógica cristã que consente a todo aquele que nela crê de aceitar e viver fraternamente com outras pessoas,as quais não escolheu,porém que rende capaz de amar até mesmo quem aparenta antipático a si mesmo,ao inimigo,aquele que o calunia,ao oponente,respeitando os próprios limites e limites dos outros porque não somos infalíveis,porém, aparecem em continuação oportunidades para corrigirmos nossas falhas,só precisamos estar mais atentos e não desperdiçar a chance de agir e mudar para melhor.É muito mais ainda quando conduz  determinada pessoa a viver na graça e serenidade mesmo em meio às tribulações,às provas,desafios e sofrimentos,que a guiam aos confins da renúncia,martírio,perseguição .E como encotramos em muitos lugares do nosso planeta gente que se lança de corpo e alma em prol de uma causa a favor do próximo,abdicando de qualquer forma de bem-estar ou reconhecimento pessoal e material!Aqui verificamos o máximo em termos de exemplos concretos deste grande mistério que comporta viver a fé cristã,do sacrfício,do doar a vida pelo irmão na esperança certa e radicada de que existe muito mais vida além da morte.
Assim sendo,com os dizeres profundos do sábio e santo Agostinho:“A vida mortal é a esperança da vida imortal."conclui-se esta breve reflexão que na verdade não resta concluída,sendo apenas mais um chamado de atenção para nossas práticas do período quaresmal e de todos os dias na nossa vida.

                     Desde já meus sinceros votos de Feliz  Páscoa a todos!
                    
* Família brasileira em férias conosco.
Registros suspensos até o final de Abril.

Comentários

✿ chica disse…
Que lindo e bem profundo texto falando de fé e esperança que dividem seus espaços, estando juntas em n´s! Adorei ler e que bom que estão com a família juntinho. Será uma Páscoa linda e abençoada! Desejo de coração! beijos,tuuuuuuudo de bom,chica

Mona Lisa disse…
Por muito que ande desanimada com o rumo que o país atravessa, não consigo perder a esperança de dias melhores.

Esperança e fé têm que andar de mãos dadas.

Páscoa Feliz para todos vós.

Beijinhos.
Edna Lima disse…
Lindo e profundo o texto do post.
Feliz Páscoa a todos e aos familiares presentes.
Beijos.Edna
Tucha disse…
É a esperança que nos move a criar e planejar. A esperança, a fé e o amor são os sentimentos que nos aproximam do divino e do humano.
Uma Páscoa de alegria junto com os queridos.
Élys disse…
Um lindo texto que fala de fé e esperança que todos precisamos desenvolver constantemente.
Agradeço sua visita e palavras. Desejo que você e toda a sua família sejam muito abençoadas neste dia de Páscoa e sempre.
Élys.
Mona Lisa disse…
Passei para te desejar a ti e toda a família uma Páscoa Feliz e Docinha.

Beijinhos.
Rose Sousa disse…
Jesus s doou a nós então por que não nos doarmos como irmãos? Linda reflexão! Deixando pra ti um convite e abraço poético do "Coração de fera" Ficarei muito honrada se vier conhecer e, se gostar, ficar entre os amigos, serei recíproca. Feliz páscoa!...
Bom dia
Obrigado por esta mensagem carregada de esperança.
Infelizes daqueles que perdem a esperança. No meio das tribulações eles não encontram nenhuma luz.
Que Deus nos conserve a Fé, a Esperança e a Caridade.
As privações podem ser grandes mas os que acreditam serão salvos porque se mantiveram firmes.

Obrigado pelo carinho das suas visitas. Agora que tenho um computador novo e limpo de vírus espero poder trabalhar e visitar todos os que por aqui nos encontramos.

Boa e Santa Páscoa
Anne Lieri disse…
Bergilde, sem a esperança não existe fé daí ela ser fundamental em nossa vida! Um texto excelente e vc sempre toca nos pontos principais da vida,adorei! bjs e boa Páscoa a todos aí!
Querida amiga das terras de meus pais, como foi sábia e profunda tua reflexão, quem não tem fé, não tem esperança, não consegue sonhar realmente, tudo para ele é ilusão, Jesus só nos pediu que nos amassemos sempre, e isto deve ser feito em qualquer época do ano, não apenas lembrado no natal ou páscoa, obrigada pelo teu carinho sempre, beijos brasileiros, Luconi
Mariazita disse…
Muito boa esta sua reflexão!
Na verdade, ao longo dos séculos, sempre houve crises, momentos muito difíceis de ultrapassar, guerras, lutas pelo poder, enfim, vicissitudes que as pessoas tiveram que suportar.
Mas... se o mundo ainda é mundo, é precisamente porque a esperança se mantém e nos mantém vivos.

Desejo que a sua Páscoa tenha sido muito feliz, na companhia de seus familiares, e que aproveite ao máximo a presença dos amigos, o que é sempre uma bênção.

Beijinhos
Bergilde disse…
Neste retorno aos registros do blog quero antes de mais nada agradecer pelo carinho e afeto nas palavras de cada um de vocês.
E que possamos continuar com esta maravilhosa interação,bom dia!