Pular para o conteúdo principal

Faltas e Perdão

Respeitando os limites do outro respeitamos  os nossos  também.
A imperfeição é da espécie humana: uns mais que outros sempre vivemos em faltas cotidianas.
Lê-se nas sagradas escrituras:"pois ainda que o justo caia sete vezes,
tornará a erguer-se,mas os ímpios são arrastados pela calamidade"(Pr.24:6). Até o justo está sujeito a falhar,a errar.Somos seres imperfeitos e disto não podemos esquecer como também não podemos negar que as faltas,mínimas que sejam,significam incorreção por fraqueza e defeito.Se errar é próprio do homem,se os defeitos são de todos nós,se tantas vezes aquilo que dizemos não corresponde na íntegra ao que fazemos e isto faz parte de toda a  raça humana,do mesmo modo vivemos uma realidade de dois pesos e duas medidas em que  é mais fácil julgar e condenar antes que analisar,ponderar,refletir,enfim,perdoar.
Cada um é livre para dizer o que quer e como quer,porém  poucos são aqueles que aceitam ouvir o que não querem,o que não está de acordo com o próprio pensamento.Fala-se tanto em democracia ,entretanto concretamente ela quase não existe,ao menos quando chega a ferir  certos interesses pessoais.
Todavia,importante é não esquecer de que perdoar é gesto nobre bem como de coração sincero pedir perdão.Este está acima do esquecimento,obedecendo ao coração,corresponde a suprema virtude do verdadeiro amor cristão,incondicional,sem restrição ou ressentimento e nem sempre, ou melhor,quase nunca é  imediato,mas vai maturado com o tempo.Quem diz eu te perdôo imediatamente após uma ofensa,quase sempre está mentindo pois só da boca pra fora não significa perdoar realmente.  
Perdoar engrandece a quem perdoa.Aconselhava sabiamente Padre Vieira em seus sermões: "ama o teu inimigo porque ou ele é mais poderoso que tu,ou menos: se é menos poderoso,perdoa-lhe,se é mais poderoso,perdoa a ti mesmo."
Vale ressaltar que a falta de perdão porta também infelicidade aquele que não se permite perdoar, vivendo insatisfeito consigo mesmo por alimentar mágoas e rancores...
A força do perdão cura e com essa petição de piedosa humildade,benévola confiança que diariamente possamos endereçar ao Eterno,nas asas do vôo como prece:" Perdoa as nossas dívidas,assim como perdoamos aos nossos devedores." (Mt. 6,12)

Comentários

✿ chica disse…
Lindo tema,Bergilde! Ainda ontem comentei num blog da Tetê que o perdão não deve vir da boca pra fora. è profundo, deve ser REALMENTE sentido e a questão do perdão deve passar pelo coração! Adorei te ler, como sempre! bjs, chica
Mona Lisa disse…
Adorei o texto.

Não basta pedir perdão pelas suas faltas se não se mudar de conduta. As boas acções são a melhor prece, porque os actos valem mais do que as palavras.

Beijinhos.
Carmem Grinheiro disse…
Olá, Bergilde.
Tema importante e difícil de ser praticado. A mágoa é difícil de ser apagada. E, por outro lado, há pessoas que não sabem, não conseguem recomeçar do zero - muitas vezes fazem de conta e, mais tarde ou mais cedo, a relação azeda. Os relacionamentos entre os seres é complicado.
E o perdão é tão fundamental tanto para quem o recebe como para quem o dá: a vida ganha mais leveza.

bj amg
Mariazita disse…
Belo tema para uma boa reflexão - em qualquer altura do ano mas especialmente nesta época pascal.

Aproveito para desejar uma doce e feliz Páscoa.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS
Carmem Grinheiro disse…
Olá, Bergilde.
Deixo-lhe um bjn especial com sabor a Páscoa.
MARILENE disse…
Um tema que sempre merece foco e reflexão. Todos erramos, razão pela qual devemos relevar os equívocos de terceiros, ainda que nos atinjam. Por certo, também estamos a necessitar que perdoem nossas falhas.

Desejo a você e a sua família uma abençoada Páscoa. Bjs.
Gracita disse…
Oi Bergilde
Uma que merece a nossa profunda consideração e reflexão
Perdoar é divino e faz um bem grandioso ao coração
Que esta seja uma época de paz, amor, esperança, e que a comemoração de tão significativa data aconteça junto daqueles que você mais ama. Que a sua casa, sua família e seus corações se encham de alegria, o paladar dos mais doces sabores, e a vida das mais extremas felicidades! Feliz Páscoa para você e os seus
Beijos
Élys disse…
Um lindo texto que fala sobre o perdão, uma virtude que deve sempre ser exercitada verdadeiramente com o coração.
Um abraço.
Élys.
Roselia Bezerra disse…
Boa Tarde, querida Bergilde!
De fato, o perdão nos liberta e, pedindo a Deus a graça, Ele nos concede...
Bjm muito fraterno e pascal
✿ chica disse…
Sempre legal te encontrar nos comentários tão queridos! Obrigadão! bjs, chica
Tucha disse…
O exercício do perdão nem sempre é fácil, temos mesmo que nos aproximar do sagrado, para que Ele nos ensine e nos ilumine na caminhada.
ॐ Shirley ॐ disse…
Jesus disse "Eu sou o caminho...". Temos o conhecimento, mas, continuamos tropeçando. Os nossos inimigos são a intolerância, a prepotência, o orgulho, a falta de caridade...
Bela mensagem, Bergilde.
Abraços!